11ª BICICLETADA JUNDIAÍ - É NESTE SÁBADO!

Fala galera!

Bom, segue abaixo o cartaz da 11ª Bicicletada Jundiaí, que neste mês irá fazer um trajeto diferente, percorrendo parte da rota desenvolvida e sugerida no Plano Cicloviário feito por ciclistas aqui de Jundiaí!

Dia: 27/03/2010
Local: Av. 9 de Julho (embaixo do viaduto)
Horário: 16hs
Trajeto: Av. 9 de Julho ---> Av. União dos Ferroviários (Estação de Trem)


Venha pedalar conosco e lutar por melhores condições para o ciclista jundiaiense e lutar por um transporte humano e coletivo!

Chame seus amigos e junte-se a nós!

VENHA PEDALAR NA BICICLETADA JUNDIAÍ!


(Espalhe o cartaz pela cidade, bancas de revista, escolas, paradas de ônibus, universidades, teatros, quaisquer murais, para divulgarmos a Bicicletada e transformarmos nosso dia-a-dia!)

Coleta de assinaturas neste sábado: Por pelo menos uma Audiência Pública!

Galera,

Neste sabadão (20/03), às 9 horas, estaremos colhendo assinaturas para: "Por pelo Menos uma Audiência Pública", onde vários movimentos e ONGs de Jundiaí pedem esta Audiência para podermos dar nossa opinião sobre o futuro de nossa cidade! Até agora já temos 2,4mil assinaturas, e com a ajuda de vocês, certamente conseguiremos esta vitória, visto que precisamos de 3000 assinaturas dee eleitores de Jundiaí!

Quem puder ir, favor reponder com um comentário ou pelo e-mail: bicicletadajundiai@yahoo.com.br

E abaixo segue matéria de hoje no JJ, falando sobre as assinauras!



Cidade Democrática pede audiência

RUI CARLOS
Público foi escutado durante audiência no auditório da DAE. Técnicos da Secretaria deram esclarecimentos à populaçãoRepresentantes do Comitê Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.com.br) solicitam uma nova audiência pública para o debate da revisão do Plano Diretor, antes que o projeto que trata o tema chegue ao Legislativo. Porém, a Prefeitura informou, ontem, que deve aguardar a audiência organizada pela Câmara, descartando a possibilidade de haver mais um evento aberto ao público antes disso. Para fortalecer o pedido, voluntários que atuam no Comitê e na ONG Voto Consciente promovem, no sábado, um abaixo-assinado no Centro, em frente à Casa da Cultura.

Com 2,4 mil assinaturas em mãos, eles pretendem atingir a meta de 3 mil apoios e, assim, protocolar a solicitação no Executivo. "Começamos a coletar assinaturas em dezembro, pedindo a audiência pública sobre o Plano Diretor. Soubemos que houve uma, na DAE, mas em dia e horário complicados para a maioria das pessoas: durante a semana, pela manhã", afirmou o coordenador do Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho. Segundo ele, a ideia é fazer com que mais uma audiência seja realizada antes de o projeto chegar ao Legislativo - o que, segundo o Executivo, deve ocorrer no dia 30.

"Queremos um audiência durante o processo de elaboração do projeto, porque, depois que ele der entrada na Câmara, a única forma de nos manifestarmos e fazermos qualquer alteração será por emendas." Para Henrique, a Prefeitura deveria ter se preocupado em fazer reuniões nos próprios bairros, ouvindo as necessidades dos moradores em cada região. A proposta é semelhante ao pensamento de Araken Martinho, arquiteto e presidente da Comissão do Plano Diretor.

"É preciso ouvir a população, mas de que modo? Uma enquete? Não. Não se pergunta a todo mundo sobre tudo. Se for falar da Ponte São João, tenho que ouvir o morador de lá, não do Eloy Chaves. Participação é a pessoa que está ali, vivendo. O meu conhecimento é técnico. O dele não. É de vida", disse o arquiteto, em entrevista recente ao JJ Regional. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, esclareceu que qualquer manifestação ou proposta ao Plano Diretor, a partir de agora, deverá ser feita por meio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e da Comissão do Plano.

Ele salientou que caberá à Câmara agendar a audiência, para a qual será convocado. Apesar da informação, Henrique promete insistir no pedido. "Se o Plano Diretor ainda não foi protocolado na Casa, podemos ter espaço para fazer o debate, de forma livre. Se o projeto está em fase de elaboração, não faz o menor sentido não haver uma audiência." O grupo estará no Centro, sábado, das 9 às 13 horas.


ROBERTA BORGES

fonte: http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=8&Int_ID=107770

RESULTADOS: Tudo que a Carta de Ciclistas conseguiu!

Bom dia!

No final do ano passado, quando 11 entidades já conversavam e articulavam suas ações pelo comitê cidade democrática e, mais ainda, pelo próprio site (http://cidadedemocratica.org.br/), uma carta pública foi feita.

Na verdade, era um abaixo-assinado por ciclistas e não ciclistas jundiaienses que diziam uma coisa:
Não queremos ciclovias que destruam rios e córregos. A bicicleta é um meio de transporte totalmente irmão do meio ambiente.

Essa mensagem foi endereçada para o até então plano de fazer uma ciclovia em cima do Córrego do Mato na 9 de Julho, modificando bruscamente o leito e a margem que ali há(via).

O que fazemos aqui é dar uma resposta a todos que assinaram e mostrar tudo que esta simples mensagem, com mais de 300 adesões conseguiu!

Carta de Ciclistas: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUo6M6dXk_UkbMeGao6dPiPI-PfpEjZYNr9DsVty1lB9jwwLHdlIhXllVcJs-iMibJ03I8wbv1RuuQoiPH3_14LoR2rJwOY6MVh1SuTzMJ0rAd9Q4engwedvfi1LwphwCqvRmzkLQ5_Iua/s1600-h/carta+de+ciclistas+1.jpg

•Entregamos (comitê cidade democrática nas figuras de Bicicletada, Fórum Caxambu e Voto Consciente) a carta e as mais de 300 assinaturas para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que incorporou o documento em seu parecer oficial sobre as obras na 9 de Julho. As assinaturas impactaram no conselho e contribuíram para seu posicionamento.
•O COMDEMA encaminhou parecer com anexo da carta e das assinaturas para a Prefeitura Municipal e para o Ministério Público, na figura de Battalini.
•Mandamos release para mais de 200 contatos contando desta mobilização toda.
•Publicamos comentários sobre isso nos tópicos relacionados no Cidade Democrática.
•Publicaremos essa prestação de contas em nossos sites, mandaremos aos nossos contatos e, novamente, ao MP e Prefeitura.


Seguimos na luta!

Bicicletada Jundiaí e Comitê Cidade Democrática Jundiaí

Hora do Planeta 2010

A Bicicletada Jundiaí participará da Hora do Planeta 2010!
Participe você também!
Mais informações:

No sábado, 27 de março (nesse dia teremos a 11ª Bicicletada Jundiaí!), entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR

Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar. Clique aqui e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Apoiadores neste site.

O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.

Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta: acesse www.earthhour.org.

RESULTADO: 10ª Bicicletada Jundiaí + Manifestação pelo Córrego do Mato!

Galera,

No último sábado, 27/02, foi realizada a 10ª Bicicletada Jundiaí junto com a Manifestação "Ajude o Córrego do Mato a Respirar", que contou com a participação de cerca de 20 ciclo-ativistas, além do apoio que toda a mídia nos deu! Também agradecemos o super apoio dos movimentos e ONGs do Cômite do Cidade Democrática e à empresa AtmaGaya, que doou as 400 mudas de árvores de espécies nativas da região que distribuimos no dia.

Nossa manifestação buscou tanto conscientizar à população quanto a Prefeitura, pois se não começarmos desde já a preservar e cuidar da natureza, não estaremos cuidando nem de nossa sobrevivência e muito menos do nosso planeta, que a tanto tempo vem sofrendo com nossas ações egoístas e desumanas.

Agradecemos a participação de todos e esperamos vocês na próxima Bicicletada Jundiaí, dia 27/03! Até lá!

Matérias (jornais): JJ, Bom Dia (27/02), Coluna do Picôco (02/03)
Mais fotos:
http://picasaweb.google.com.br/bicicletadajundiai

FOTOS: JOÃO BALLAS