Ônibus com suporte para bicicletas começa a circular em duas cidades

Ônibus com suporte parabicicletas em São PauloFoto: Luis F. Gallo,via Flickr do CBNSP
Na cidade de Bagé (RS), um ônibus com um rack dianteiro para carregar duas bicicletas por vez já está em operação. A reportagem diz que leva apenas 15 segundos para prender a bicicleta no rack.
O gerente da empresa acha que o ciclista vai embarcar nesse ônibus para ir passear na ciclovia: “de repente, as pessoas querem ir pedalar na ciclovia e pegam o ônibus para chegar até lá”. Afinal, é pra isso que serve ciclovia, né? E é pra isso que as pessoas usam bicicleta: pra passear na ciclovia… Apesar de bem intencionado, ele ainda vê a questão por detrás do parabrisa do carro.
Já o trabalhador que usa a bicicleta foi mais realista: “O pneu da minha bicicleta fura muito. Agora, é só botar no suporte do ônibus, não preciso ir empurrando até em casa.”

Na capital paulista, sistema semelhante
começou a ser testado no dia 17. Segundo a SPTrans, prender a bicicleta no rack é uma operação que deve levar cerca de um minuto. Ela será então travada pelo motorista, para evitar roubos.
O serviço funcionará “apenas aos finais de semana e em poucas linhas que passem por parques”. Claro, afinal é para isso que serve bicicleta: para pedalar dentro de parque no final de semana…

Uso maior da bicicleta é para trabalho

Segundo dados da Abraciclo,
cerca de 77% das bicicletas utilizadas por adultos são usadas como meio de transporte. Sem contar que as que são utilizadas para lazer muitas vezes passam meses encostadas sem circular.
E a pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô-SP em 2007 mostrou que 70% das 304 mil viagens diárias de bicicleta eram para ir ao trabalho. O uso para lazer foi declarado em apenas 4% das respostas.
Por isso é mais do que pertinente a frase do André Pasqualini, do Instituto CicloBR, na matéria do Estadão: “os testes deveriam ser feitos com quem utiliza as bicicletas para trabalhar, que é a maioria dos deslocamentos”.

Autor: Willian Cruz

Cartaz - 1 ano de Bicicletada Jundiaí!


Galera,

Nesses 12 meses de Bicicletada Jundiaí, pudemos ver o quanto o grupo, os ciclistas se fortaleceram... não só na manifestação, mas também na amizade de um com o outro! Estamos sempre pedalando para reivindicar uma melhor qualidade de vida para todos, além de uma estrutura cicloviária e uma divulgação da bike como meio de transporte! Nós só temos a comemorar a escolha que fizemos em utilizar a bicicletada para nos locomovermos! Vamos pedalar galera!!!!

Haverá a gravação de um documentário sobre a Bicicletada Jundiaí, em parceria com o Cineclube Consciência!

E no final da pedalada de comemoração de 1 ano, teremos também bolo!!!
Quem tiver, por favor utilizar o capacete!
Agradecemos a todos que se juntaram ao movimento e vamos pedalar!!!
Traga um amigo para pedalar!
Apoio:

1 ano de Bicicletada Jundiaí!

Fala galera!!!

Há 12 meses atrás, começou uma discussão pelo orkut sobre o que poderíamos fazer por causa do aumento de veículos em Jundiaí e o quanto nos deparamos no dia-a-dia com o desrespeito dos motoristas... bom, da Internet direto para a vida real, veio a Bicicletada Jundiaí!

Desde quando surgiu até hoje, vemos que muitas pessoas, tanto no Brasil, e até nos outros países, vêm aderindo ao pedido, em uma única voz, de que se quisermos ter um futuro, devemos medir e ver o quanto nossas ações podem prejudicar o mundo em que vivemos! Sorte nossa, que escolhemos fazer ações que só têm a melhorar e que vêm com o objetivo de mudar o nosso planeta, o nosso país, a nossa cidade e até nós mesmos!

Mesmo com a simples prática de utilizar a bicicleta para andar de sua casa para a escola, para o trabalho, e até para ir visitar um amigo, contribuem para um mundo melhor!

Não há um único objetivo nas manifestações da Bicicletada Jundiaí, mas sim, vários! Pois queremos divulgar a bicicleta como meio de transporte! Queremos ter uma estrutura cicloviária de qualidade nas ruas para que possamos ir e vir com a bike! Queremos fazer a nossa parte e comemorar a escolha que fizemos em utilizar a bicicleta ou qualquer outro tipo de transporte movido à propulsão humana (skate, patinete, monociclo, patins,etc.), para que tenhamos uma vida saúdavel e desfutar dela o que ela melhor nos proporcionar... queremos comemorar!

Valeu toda a galera unida e que pedalam com a gente e por uma Jundiaí melhor!!! Vamos continuar pedalando!!!!!

Abraço!

Prefeitura de Jundiaí não quer "palpite"!

Prefeitura de Jundiaí não quer “palpite” no Plano Diretor
sex, 09/04/10 por milton.jung categoria Adote um Vereador tags Adote um Vereador, audiência, cidadania, Jundiaí, Plano Diretor, vereador



Cerca de 3.400 assinaturas e a mobilização da sociedade não sensibilizaram a prefeitura de Jundiaí a ampliar a discussão sobre o Plano Diretor Estratégico da cidade do interior paulista com o cidadão. Na reunião do Comitê Gestor, realizada esta semana, o secretário municipal de Planejamento Jáderson Spina anunciou que não aceita a realização de ao menos uma audiência pública, como foi requerido em documento organizado pelo Movimento Voto Consciente de Jundiaí e outras organizações sociais, antes do projeto ser enviado à Câmara Municipal.

Segundo relato de participantes do encontro, o secretário quer deixar a audiência para depois que o Plano já estiver elaborado pela prefeitura: “quanto mais tempo demorar, mais palpites e pressão surgirão”, teria dito durante a reunião nessa quinta-feira, na cidade.

Henrique Parra Parra, um dos articuladores do abaixo-assinado, disse que “este será um plano de alguns e as pessoas que não participarem dele – quase todas – se sentirão menos donas da cidade, afeta o sentimento de pertencimento”.

Na íntegra:
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/2010/04/09/prefeitura-de-jundiai-nao-que-mais-%E2%80%9Cpalpite%E2%80%9D-no-plano-diretor/

Cômite CIDADE DEMOCRÁTICA - JUNDIAÍ

Acessem: http://www.cidadedemocratica.org.br/

Colabore
Apoie
Divulgue


Video: TV TEM


Video: Conheça o Cidade Democrática

Fotos da 11ª Bicicletada Jundiaí

Fala galera!

Estamos avançando e atraindo mais ciclistas a se juntarem a nós cada vez mais! Na 11ª Bicicletada Jundiaí tivemos a participação de cerca de 25 ciclistas, que se unem com a gente para se manifestarem, educarem e pedalarem no trânsito!

Mês que vem vamos comemorar 1 ano de Bicicletada Jundiaí e estamos planejando o que fazer para acrescentar à manifestação! Quem tiver alguma sugestão, por favor mandar um e-mail para
bicicletadajundiai@yahoo.com.br ou escrever um comentário abaixo!

Fotos da 11ª Bicicletada Jundiaí (Beto):


De Bicicletada Jundiaí





De Bicicletada Jundiaí




De Bicicletada Jundiaí




De Bicicletada Jundiaí