CIDADONOS - concurso de webcidadania em Jundiaí




Jundiaí lança concurso de webcidadania buscando melhores ideias para transformação social Promovido pelo Movimento Voto Consciente Jundiaí, com o apoio do Cidade Democrática, Rede Social Jundiaí e SENAC, o concurso Cidadonos premiará neste ano as doze melhores ideias e propostas para transformar Jundiaí na cidade dos sonhos de seus moradores.


O lançamento oficial do concurso ocorrerá no dia quinze de abril (15/04), das 19h às 21h no anfiteatro do SENAC, principal apoiador do Cidadonos. Foram convidados para o evento cem potenciais agentes de transformação social mapeados nesses quase cinco anos de atuação do Voto Consciente em Jundiaí. Qualquer cidadão jundiaiense poderá participar do concurso através do portal inspirado no Cidade Democrática. Lá ele apresentará a proposta que mais tem a ver com as causas no qual defende, e ainda comentar e apoiar as propostas dos demais participantes, formando assim uma grande rede em busca de mudanças.



Autoridades e Organizações sociais confirmadas: 12 autoridades públicas locais já confirmaram presença no Lançamento do Concurso Cidadonos, incluindo o Deputado Estadual Pedro Bigardi, o Secretário de Finanças e Presidente do PSDB José Antonio Parimoschi e Presidente em exercício do PT Gerson Sartori. Os vereadores Ana Tonelli, Doca, Durval Orlato, Gustavo Martinelli, Leandro Palmarini, Marilena Negro, Mingo Fontebasso, Paulo Sergio Martins e Val também confirmaram presença. Outras 8 confirmações de vereadores, secretários e deputados são esperadas para os próximos dias, bem como a participação do Prefeito Miguel Haddad.


Confirmaram presença no evento também o Prefeito de Várzea Paulista Eduardo Pereira, o Deputado Estadual Simão Pedro e o Diretor de Relações Institucionais da Fundação Prefeito Faria Lima Antonio Celso Albuquerque. Além das autoridades, teremos a participação da Bicicletada Jundiaí, ATEAL, AMARATY, Associação Mata Ciliar, Ateliê Casarão, Cineclube Consciência, 10 organizações sociais membras da Rede Social Jundiaí (apoiadora do concurso), Sindicato dos Bancários, dos Engenheiros, Associação dos Aposentados, Fórum Caxambu e aguardamos a confirmação de presença da APAE e GRENDACC. Lourdes Alves de Souza, representando a Gerência do SENAC Sâo Paulo participará do evento, bem como Celina Marrone Presidente do Voto Consciente e representantes do Conselho Nacional da Juventude, Revista Viração, Instituto Pólis e professores da Universidade de São Paulo.


Escolas e Professores engajados: Para construir propostas que levem o Concurso Cidadonos como projeto de construção de cidadania para as escolas da cidade, contamos com a participação de professores do Colégio Paulo Freire, Objetivo, Leonardo Da Vinci, Anchieta, Rosa, ETEC Colégio Agrícola, Colégio Técnico, EE Diógenes Duarte Paes, Universitário e SENAC. Seus professores, diretores e pais participarão do lançamento do Concurso.




Inspiradores convidados: O lançamento terá três falas inspiradores de convidados especiais.


Rodrigo Bandeira é idealizador do Cidade Democrática, um lugar onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para uma cidade cada vez melhor. Diretor da Enzima, organização que promove a aproximação de pessoas e organizações para o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas com foco no atendimento integral das necessidades dos cidadãos.


Milton Jung é a voz da CBN e âncora de cidadania. Jornalista, já atuou na Rede Globo, SBT, TV Cultura, Rede TV, entre outros veículos impressos e televisivos. Grande animador da campanha “Adote um Vereador”, construiu espaço de estímulo a cidadania e ajudaou a fortalecer inúmeros grupos e agentes de transformação em São Paulo e fora da capital.


Nando Nicioli é músico e artista jundiaiense. Um dos expoentes da geração “Pão e Poesia” e do consistente trabalho de Ação de Cidadania construído na cidade nos anos 90. Artista-cidadão, dá o ritmo de uma atuação coerente, ocupando espaços de participação e inspirando transformações sociais.