Ônibus com suporte para bicicletas começa a circular em duas cidades

Ônibus com suporte parabicicletas em São PauloFoto: Luis F. Gallo,via Flickr do CBNSP
Na cidade de Bagé (RS), um ônibus com um rack dianteiro para carregar duas bicicletas por vez já está em operação. A reportagem diz que leva apenas 15 segundos para prender a bicicleta no rack.
O gerente da empresa acha que o ciclista vai embarcar nesse ônibus para ir passear na ciclovia: “de repente, as pessoas querem ir pedalar na ciclovia e pegam o ônibus para chegar até lá”. Afinal, é pra isso que serve ciclovia, né? E é pra isso que as pessoas usam bicicleta: pra passear na ciclovia… Apesar de bem intencionado, ele ainda vê a questão por detrás do parabrisa do carro.
Já o trabalhador que usa a bicicleta foi mais realista: “O pneu da minha bicicleta fura muito. Agora, é só botar no suporte do ônibus, não preciso ir empurrando até em casa.”

Na capital paulista, sistema semelhante
começou a ser testado no dia 17. Segundo a SPTrans, prender a bicicleta no rack é uma operação que deve levar cerca de um minuto. Ela será então travada pelo motorista, para evitar roubos.
O serviço funcionará “apenas aos finais de semana e em poucas linhas que passem por parques”. Claro, afinal é para isso que serve bicicleta: para pedalar dentro de parque no final de semana…

Uso maior da bicicleta é para trabalho

Segundo dados da Abraciclo,
cerca de 77% das bicicletas utilizadas por adultos são usadas como meio de transporte. Sem contar que as que são utilizadas para lazer muitas vezes passam meses encostadas sem circular.
E a pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô-SP em 2007 mostrou que 70% das 304 mil viagens diárias de bicicleta eram para ir ao trabalho. O uso para lazer foi declarado em apenas 4% das respostas.
Por isso é mais do que pertinente a frase do André Pasqualini, do Instituto CicloBR, na matéria do Estadão: “os testes deveriam ser feitos com quem utiliza as bicicletas para trabalhar, que é a maioria dos deslocamentos”.

Autor: Willian Cruz

2 comentários:

  1. Muito legal a reportagem! Apesar das visoes um tanto quando atrasadas do gerente e politicos em SP,'e um comec;o.

    ResponderExcluir