Comdema pede revisão completa da Av. 9 de Julho

10/12/2009

MARCELO LANGUE

Fábio Storari, presidente do Comdema: nova vistoria no projeto tem de ser feita até o próximo dia 20, na sede da OABO Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) decidiu ontem à tarde, durante reunião realizada no Paço Municipal, que vai pedir à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, à Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e à empresa responsável pela obra uma revisão completa do projeto arquitetônico de reformulação da avenida 9 de Julho.

O material enviado pelo poder público a respeito das obras que vão mudar a principal avenida do município foi considerado insuficiente pelos conselheiros. Uma nova vistoria do projeto também será feita pelo Comdema. Ela vai acontecer no auditório da 33ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jundiaí, mas a data ainda não foi definida.

Segundo o presidente do órgão, Fábio Storari, o encontro terá de acontecer até o próximo dia 20, às 18 horas. "Queremos que haja uma destinação correta ao corpo hídrico. Existem alguns pontos deficitários no projeto", destacou Storari, referindo-se ao planejamento das obras que incluem o Córrego do Mato (que corta a avenida).

Apontamentos - Integrantes do Comdema realizaram uma vistoria na 9 de Julho, dia 5 de novembro, e apontaram falhas no projeto, que comprometeriam a vida no córrego. "Não é um parecer final, mas são apontamentos técnicos", comentou Storari. Na época, os conselheiros constataram que o modelo de construção "vai na contramão da sustentabilidade, prejudica a sobrevivência de micro-organismos e reduz a vazão das águas".

Ainda conforme Storari, o Córrego do Mato é a oportunidade para que outros corpos d'água também sejam afetados. "A 9 de Julho é um marco da cidade. O que se pede para o córrego é extensivo aos demais, já que tem maior visibilidade. Se conseguirmos no Córrego do Mato, vamos poder levar para outros locais." O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, não participou da reunião por estar em Copenhague.

Na época da vistoria feita pelo Comdema, no entanto, ele rebateu as críticas dos conselheiros e afirmou que a obra segue orientações de técnicos. "Não há prejuízo nenhum para a biodiversidade do córrego", comentou Spina, na ocasião.

EMERSON LEITE

Fonte: JJ

Um comentário:

  1. proposta de construção com caixas , preenchidas com a terra do próprio local

    ResponderExcluir