'A gente se arrisca todo dia'

>ANDANDO DE BIKE
13/12/2009

ALEXANDRE MARTINS

A equipe de reportagem do JJ Regional acompanhou o ciclista João Lopes, 25 anos, pela avenida 9 de Julho, na última semana, e constatou as dificuldades que ele enfrentou devido ao trânsito intenso e às obras no local. "O trânsito cresce a cada dia e está ficando cada vez mais difícil e perigoso para nós", comentou. João afirma que uma ciclovia na avenida traria menos riscos aos ciclistas, além de oferecer benefício àqueles que pedalam como opção de transporte.

É o caso de Fernando Henrique Silva, 23 anos, mecânico de bicicleta e ciclista há 10 anos. Ele mora no bairro Ivoturucaia e pedala 15 quilômetros até o Centro para ir trabalhar. Diariamente, são 30 quilômetros sob chuva ou sol. "Infelizmente, moto e carro não respeitam o ciclista. A gente respeita as normas de trânsito, mas mesmo assim corre risco todo dia. Já levei várias 'fechadas' no trânsito e outro dia um ônibus chegou a bater no meu braço", lembra Fernando, acrescentando que a construção de ciclovia seria uma boa ideia.

O vendedor Diogo Taffarello, 28 anos, é ciclista há três anos. "Parece que agora os motoristas estão respeitando mais a gente, mas ainda não está 100%. Uma ciclovia na 9 de Julho e outras avenidas seria muito interessante", avalia. O jovem, que também faz parte da equipe de ciclismo "Mega Bikers Campo Limpo Paulista", utiliza a bicicleta para ir trabalhar todos os dias. "São 9 quilômetros da minha casa até o trabalho, e faço o percurso em 15 minutos. De carro, levo 25 minutos. Com a bicicleta economizo tempo e dinheiro", frisa.

Vendedor em loja de bicicletas, Taffarelo acrescenta que a manutenção constante também é item fundamental para a prevenção de acidentes com a bike. "Para andar com segurança é preciso respeitar os veículos e a sinalização, além de ter um olho nas costas", brinca. Ele ainda acrescenta que a venda de bicicletas no município vem aumentando e, com isso, a ciclovia chegaria num bom momento. Os equipamentos básicos de segurança para os ciclistas são o capacete, óculos e luva. Para o passeio noturno são indicados o pisca-traseiro e a lanterna dianteira.

Fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário